VENTURE CAPITAL: COMO ESSE MODELO DE INVESTIMENTO PODE BENEFICIAR EMPRESAS?

Bruna Nonnenmacher, Bruno de Castro e Jerônimo Neto
Advogada e Sócios do Departamento Societário e Estruturação de Negócios
LNDN

Venture Capital é um tipo de investimento que em capital de risco é fornecido, por fundos de capital de risco, a empresas emergentes, tendo como principal objetivo ajudar empresas emergentes a crescer, permitindo que elas acessem o capital e o conhecimento necessário para se tornarem líderes de mercado.

É um tipo de investimento onde um investidor ou grupo de investidores aplicam dinheiro em empresas de alto risco, geralmente startups, scale ups, empresas de inovação ou negócios iniciantes. Além disso, há a possibilidade de alguns investidores se envolverem diretamente na gestão da empresa, ajudando seus gestores na tomada estratégica de decisões.

Conforme já abordado, tem como principal objetivo maximizar o potencial de um negócio para venda futura ou entrada no mercado de capitais, onde o retorno do investimento é alcançado, assim como no private equity e no crowdfunding de equity.

Podemos citar algumas vantagens e desvantagens para o benefício ou não de uma empresa nesse modelo de investimento.

Vantagens:
(i) financiamento;
(ii) conhecimento e experiência;
(iii) networking;
(iv) saída estratégica;
(v) retorno elevado;
(vi) opção além dos bancos; e, participação no gerenciamento.

Desvantagens:
(i) risco significativo;
(ii) liquidez reduzida;
(iii) investimento a longo prazo.

Nesse aspecto, o investimento de venture capital por um lado, pode ser uma excelente fonte de capital para empresas em estágios iniciais ou em fase de crescimento, mas, em contrapartida, é fundamental que seja feito um estudo cuidadoso sob o aspecto desse tipo de investimento, tendo em vista que em alguns casos, para o investidor, conforme falado, é um investimento de alto risco e, para as empresas que estão recebendo o investimento, algumas das desvantagens, pode incluir, também, a perda de controle sobre o próprio negócio.

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #leonardonaves #direitodenegocios #venturecapital #investimento #empresas

Anterior
Anterior

EXECUÇÃO DE DÉBITO ALIMENTAR DE ACORDO COM ENTENDIMENTO DO STJ: POSSIBILIDADE DE CUMULAR PEDIDO DE PRISÃO E PENHORA NO MESMO PROCEDIMENTO

Próximo
Próximo

NOVO REGULAMENTO DO ICMS MINEIRO – REFORMA TRIBUTÁRIA ESTADUAL