STF SUSPENDE A MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA DECISÃO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO DA ATIVIDADE FIM

Débora Teixeira de Azevedo e Joziane de Souza Peixoto

Sócia e Advogada do Departamento Trabalhista LNDN

 

Débora Azevedo e Joziane Peixoto, Sócia e Advogada do Departamento Trabalhista LNDN, destacam a recente decisão proferida pelo STF, que suspendeu temporariamente a modulação dos efeitos da decisão que julgou constitucional a terceirização de atividade fim.

 Ao decidir pela constitucionalidade da terceirização da atividade-fim, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu o limite temporal para o julgamento favorável à terceirização da atividade-fim. Ou seja, são válidas as condenações por terceirização ilícita em processos finalizados, em que não há mais possibilidade de recurso, até 30 de agosto de 2018, a data do julgamento do mérito

Em julgamento realizado, no dia 05/08/2022, o relator, ministro Luiz Fux, propôs que continuassem válidas as condenações por terceirização ilícita em processos finalizados até 30/08/2018, e que não poderiam ser propostas ações rescisórias para tentar reverter a situação.

Já o ministro Luís Roberto Barroso, sugeriu a modulação de efeitos no sentido de que, “mesmo havendo coisa julgada, se não tiver passado o prazo decadencial, pode caber ação rescisória”.

O ministro Fux decidiu pela suspender temporariamente a proclamação de julgamento devido a relevância da matéria e “no afã de se dirimir de modo definitivo e colegiado a controvérsia suscitada”. O ministro submeteu o pedido ao Plenário presencial e pediu a inclusão em pauta – o que ainda não aconteceu (RE 958252).

  

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

 #LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #direito #direitodotrabalho #STF #terceirizacao #constitucionalidade

#ParaTodosVerem: imagem do prédio do STF ao fundo, tendo em primeiro plano a estatua da deusa grega da Justiça. Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo, sobre suspensão pelo STF da modulação dos efeitos da decisão sobre terceirização da atividade fim.

Anterior
Anterior

A PROTEÇÃO PATRIMONIAL CONSTITUÍDA PELA HOLDING FAMILIAR

Próximo
Próximo

STF RECONHECE REPERCUSSÃO GERAL DE TEMA RELATIVO A INCLUSÃO DE EMPRESA NO POLO PASSIVO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA POR GRUPO ECONÔMICO