STF INVALIDA DISPOSITIVOS DA LEI DOS CAMINHONEIROS SOBRE TEMPO DE ESPERA, JORNADA E DESCANSO

Gustavo Fratini
Advogado Sócio do Departamento Trabalhista
LNDN

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento dos Embargos de Declaração nos autos da ADI nº 5322. Nesta Ação, o STF declarou inconstitucionais 11 dispositivos da Lei dos Caminhoneiros (Lei nº 13.103/2015). Com a decisão, restou pacificado que seus efeitos serão ex tunc; ou seja, não retroagirão e serão aplicados a partir do julgamento do mérito, ocorrido em 12/07/2023.

Foram considerados inconstitucionais os dispositivos que permitiam a redução do período mínimo de descanso mediante fracionamento e sua coincidência com os períodos de parada obrigatória do veículo, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Ademais, foi declarada inconstitucional a exclusão, da jornada de trabalho e do cálculo de horas extras, do tempo em que o motorista aguardava a carga ou descarga do veículo nas instalações do embarcador ou do destinatário, bem como o período destinado à fiscalização da mercadoria. Por fim, também foi invalidada a possibilidade de descanso com o veículo em movimento, prevista para situações em que dois motoristas trabalhavam em sistema de revezamento.

Os esclarecimentos prestados pelo STF garantem segurança jurídica a empresários e trabalhadores diretamente envolvidos, permitindo a adaptação às novas exigências legais sem risco de penalidades retroativas.

Dúvidas? Consulte nosso setor trabalhista!

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #leonardonaves #direitodenegocios #esocial #fgts #processotrabalhista #direitodotrabalho

Anterior
Anterior

TJMG REFORÇA QUE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ADMINISTRADOR INDEPENDE DE SUA CONDIÇÃO DE SÓCIO NA SOCIEDADE

Próximo
Próximo

NOVA RETOMADA DO JULGAMENTO DA TRIBUTAÇÃO DE LUCROS NO EXTERIOR