Remuneração dos Administradores nas Sociedades Empresárias Limitadas

Jerônimo Vieira de Sousa Neto e Bruno Nunes de Castro

Sócio e Advogado do Departamento Societário LNDN

O Código Civil foi silente em relação à remuneração dos administradores, mas daí não se pode presumir que o exercício das funções de administrador é gratuito. Muito pelo contrário. Em regra, será remunerado, independentemente de se tratar de um administrador sócio ou não. A remuneração recebida pelo administrador é tradicionalmente chamada de “prolabore”.

Em regra, os administradores têm sua remuneração fixada no contrato social. No entanto, nada impede que lhes seja atribuída, a qualquer momento, por deliberação da maioria do capital social votante. Em ambas as hipóteses, a remuneração do administrador poderá ser fixa ou variável, sendo que, neste último caso, normalmente é estabelecida com base num percentual incidente sobre o lucro líquido da sociedade, conforme já praticado no âmbito das sociedades por ações (Lei das S.A., artigo 152, §1°).

 Note-se que, quando a administração é plural, é possível atribuir remunerações diferentes para cada um dos administradores, conforme as circunstâncias que servirão de base para sua fixação (responsabilidades, tempo dedicado às funções, competência e reputação profissional, valor dos serviços no mercado etc.).

Ainda sobre a remuneração dos administradores, vale mencionar que é muito comum, em situações envolvendo grupos de  fato de sociedades, que administradores que prestam serviços a mais de uma das sociedades do grupo recebam remuneração de apenas uma delas, apesar de não haver vedação a que o administrador que acumula cargos receba mais de uma remuneração.

 No âmbito trabalhista, aliás, já está consolidado o entendimento de que “prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada, não caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário” (Enunciado n° 129 do Tribunal Superior do Trabalho).

 

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #direito #fundodeinvestimentos #desconsideraçãodapersonalidadejurídica

#ParaTodosVerem: imagem de duas mulheres e um homem, sentados à mesa, tendo outro home de pé. Todos se mostram dialogando em ambiente de trabalho, analisando documentos. Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo, sobre a remuneração de administradores nas sociedades empresárias limitadas.

Anterior
Anterior

PUBLICADO DECRETO EXCLUINDO AS DESPESAS DE CAPATAZIA DO VALOR ADUANEIRO

Próximo
Próximo

COMPLIANCE: Entenda como isso afeta as relações entre influenciadores digitais e as empresas