O IMPACTO DA LGPD PARA O E-COMMERCE
Luciano Veiga Rosa
Sócio LNDN, Head do Departamento Institucional
Empresas que trabalham com estratégias digitais de e-commerce e que possuem altos tratamentos de dados de seus usuários têm olhado com mais atenção para o mês de agosto, em que foi dada a largada para as sanções administrativas quanto à adequação à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As principais mudanças são em como os dados deverão ser coletados e tratados, ou seja, quando as informações são fornecidas pelo usuário e/ou quando terceiros possuem acesso aos dados do usuário. Por isso, se faz necessário um mapeamento geral, analisando todo o caminho que os dados percorrem para então avaliar quais informações realmente precisam ser mantidas.
A eliminação dos dados que excedem informações de dados pessoais, por exemplo, já é uma excelente ação para se adaptar à LGPD. Outro ponto importante é sobre aqueles que irão gerir os acessos aos dados. Nesse caso, nossa orientação é que a empresa tenha um DPO – Data Protection Officer – ou um escritório de advocacia especializado para que possa auxiliar em sua adaptação.
Essas outras dicas a seguir poderão ajudar as empresas que atuam com e-commerce durante o período de adequação:
Mapeamento da coleta e tratamento de dados de seus clientes;
Incluir autorização para o uso de cookies;
Criar estratégia para anonimizar os dados essenciais tratados;
Deixar expresso, de forma clara e precisa, os motivos para o uso dos dados pessoais coletados (política de privacidade).
O processo de adequação deve ser criterioso e detalhado quanto ao tratamento de dados. Desde já é importante que as empresas comecem a trabalhar a cultura de proteção de dados. Isso porque, mesmo que um escritório de advocacia tenha a responsabilidade sobre a adaptação da LGPD, todos os envolvidos precisarão estar conscientizados sobre como seus dados pessoais são tratados.
Restou alguma dúvida? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.
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#PraTodosVerem: pessoa de frente a notebook, com cartão de crédito em mãos, demonstrando que realizará compra pela internet. Chamada no canto inferior esquerdo, em um quadro azul, demonstrando o impacto da LGPD sobre as plataformas de e-commerce.