METAVERSO SE APROXIMA CADA VEZ MAIS DO JUDICIÁRIO

Roberta Rodrigues Nonato Madureira

Sócia e Head do Departamento de Proteção de Dados LNDN

 

De forma pioneira, uma juíza do trabalho de Mato Grosso, através de recursos computacionais gráficos e visuais, sem qualquer investimento de dinheiro público, simulou o ambiente físico da justiça do trabalho no Metaverso. Mais especificamente, o saguão e a sala de audiências.

O projeto foi desenvolvido durante os meses de março e abril de 2022, sendo que as dimensões físicas do ambiente foram reproduzidas exatamente como são na realidade. Portanto, significa dizer que, por meio do Metaverso, os avatares ali presentes enxergaram o ambiente presencial da Vara do Trabalho.

O ambiente virtual foi acessado com avatares, contando com a participação de juízes, servidores, advogados e pesquisadores sobre o tema.

Basicamente, o Metaverso é um espaço virtual em que as pessoas e coisas conseguem interagir, por meio de uma realidade aumentada, proporcionando experiências reais sem estar fisicamente naquele lugar.

Com as audiências judiciais sendo levadas para aplicativos durante a pandemia, ficou ainda mais possível a adoção futura desse sistema ser no Metaverso.

A ideia da integração do Metaverso com o ambiente judicial não é para ser mais um espetáculo da internet, mas sim, possibilitar a interação da sociedade com o ambiente virtual e jurídico.

Portanto, a tendência é que cada vez mais a tecnologia se aprimore e esteja presente no Judiciário Brasileiro. Tribunais não só estarão aptos a compreender questões relacionadas ao Metaverso, como também lá estarão.

 

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #direito #LGPD #justiçadotrabalho #metaverso #audiencias #virtual #judicial #AI #juridico

#ParaTodosVerem: Imagem em formato de desenho, mostrando um prédio da Justiça Do Trabalho, com algumas pessoas em sua parte externa, tendo ao fundo um dia de céu claro com algumas nuvens. Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo, sobre a aproximação do Judiciário ao Metaverso.

Anterior
Anterior

TST suspende processos de execução contra empresas que não participaram da fase de conhecimento

Próximo
Próximo

STJ – DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA E JUSTIÇA GRATUITA PARA MEI E EI