METAVERSO NAS ORGANIZAÇÕES: Devo me preocupar ou me preparar?
Roberta Rodrigues Nonato Madureira
Sócia e Head do Departamento de Proteção de Dados LNDN
Estamos em um momento novo, e como tudo que evolui e se transforma com a mudança da própria sociedade, já estamos diante de novos espaços de convivência e interação social. Trata-se do METAVERSO.
A nova tecnologia permite a criação de uma internet tridimensional e imersiva, com uma variedade de ambientes virtuais que permite que o usuário trabalhe, jogue, socialize e faça diversas outras tarefas.
O Metaverso já é conhecido no mundo dos games, sobretudo associado a jogos muito populares nos últimos tempos, como Fortnite e Roblox. O Facebook recentemente reposicionou sua marca neste sentido, o que não quer dizer que seja a empresa detentora da tecnologia.
O escritório de advocacia Grungo Colarulo, situado em Nova Jersey (EUA), inaugurou recentemente sua sede no universo virtual. Chamado de “Metaverso de Grungo Colarulo”, está localizado em Decentraland, uma plataforma de realidade virtual 3D.
Segundo Bill Gates, nos próximos 2 ou 3 anos, a maioria das reuniões virtuais se moverá das imagens de câmeras 2D para o Metaverso, um espaço 3D com avatares digitais. Além dos avatares, a Microsoft também tem demonstrado interesse pelo mercado de NFT’s, que é parte importante dos Metaversos em blockchain, já que é essa tecnologia que permite segurança, propriedade e autenticidade de itens do universo digital.
O Metaverso vai revolucionar a forma de realizarmos até as atividades mais triviais. Uma ida ao shopping, por exemplo, poderá acontecer virtualmente, com direito a atendimento, provas de roupas, e pagamento por biometria.
O fato é que o Metaverso pode representar uma 3ª revolução tecnológica com uma nova transformação. A cada rodada de renovação tecnológica, ficamos mais imersos no mundo digital. Tal realidade virtual é a grande aposta das gigantes da tecnologia para o futuro das relações humanas, inclusive do trabalho.
Se a criação de uma realidade paralela no âmbito privado traz oportunidades, também há o risco de cometimento de novos crimes. E a preocupação que paira é: como o Estado vai exercer o poder de polícia nessa nova “realidade”?
Devemos nos preparar e não nos preocupar. O Digital já faz parte da nossa realidade e irá ficar para trás quem não entender sobre o que estamos falando.
Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.
#LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #metaverso #tecnologia #transformação #digital #revoluçãotecnologica #internet #tridimensional #realidadeaumentada #facebook #microsft #nfts #blockchain #segurança
#ParaTodosVerem: homem vestido com roupas brancas, utilizando um óculos de realidade virtual, tocando com o dedo indicador da mão direita em teclado virtual. Chamada em quadro azul, no canto inferior esquerdo, sobre o Metaverso e eventuais preocupações ou preparação.