COMO FICA O CONTRATO DE TRABALHO DO EMPREGADO APOSENTADO POR INVALIDEZ?

Como fica o contrato de trabalho do empregado aposentado por invalidez? Eu posso dispensar o empregado aposentado por invalidez? Há prazo legal para fazê-lo? Quais as obrigações do empregador?

Essas algumas das situações mais complexas na esfera trabalhista, que demandam cautela da empresa diante o risco de ações indenizatórias.

Em regra, o colaborador aposentado por invalidez não pode ser dispensado, diante da suspensão indefinida do contrato de trabalho, ocasião em que suspende a obrigação ao pagamento de salários, porém, mantém-se a obrigação ao fornecimento do plano de saúde por todo o período de suspensão. É o que menciona a CLT:

 Art. 475 – O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do benefício.

Esta previsão se justifica em razão da possibilidade de cessação do benefício de aposentadoria por invalidez, na hipótese de o beneficiário recuperar sua capacidade ao trabalho, nos termos do que dispõe o §1º do mesmo artigo:

 § 1º – Recuperando o empregado a capacidade de trabalho e sendo a aposentadoria cancelada, ser-lhe-á assegurado o direito à função que ocupava ao tempo da aposentadoria, facultado, porém, ao empregador, o direito de indenizá-lo por rescisão do contrato de trabalho, nos termos dos arts. 477 e 478, salvo na hipótese de ser ele portador de estabilidade, quando a indenização deverá ser paga na forma do art. 497.                (Redação dada pela Lei n. 4.824, de 5.11.1965)

O entendimento do TST, consolidado por meio da Súmula n. 160, é no sentido de que não se extingue o contrato suspenso pela aposentadoria por invalidez, mesmo após 5 anos: 

Súmula n. 160 do TST. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei (ex-rejulgado nº 37).

Entretanto, há hipóteses em que a aposentadoria por invalidez converte-se em definitiva, nos moldes da Lei n. 8.213/91, são elas:

  •  O beneficiário que completou sessenta anos;

  • O aposentado por invalidez com cinquenta e cinco anos ou mais de idade e quando decorridos quinze anos da data da concessão da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença que a precedeu;

  • O aposentado por invalidez que vive com HIV/aids, de qualquer idade.

 Por outro lado, importante destacar que a extinção da empresa / estabelecimento, com o encerramento de todas as atividades, permite o desligamento de empregados com contrato suspenso ou com estabilidade. Nestes casos, a suspensão do contrato de trabalho cede lugar ao término do vínculo pelo encerramento das atividades da empresa. 

Portanto, salvo as possibilidades listadas, a empresa fica obrigada a manter os contratos de trabalho dos empregados aposentados por invalidez, assim como manter ativo o plano de saúde a ele e todos os seus dependentes.

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

 #LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #direito #direitodotrabalho #aposentadoria #aposentadoriaporinvalidez #manutencaodoemprego #contratodetrabalho #planodesaude

#ParaTodosVerem: Imagem de relógio do tipo ampulheta em primeiro plano, escoando uma areia azul entre as suas câmaras demonstrando o passar do tempo. Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo, sobre a situação do contrato de trabalho de empregado aposentado por invalidez.

Anterior
Anterior

PROJETO DE LEI QUE AMPLIA OS BENEFÍCIOS DAS TRANSAÇÕES TRIBUTÁRIAS SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL

Próximo
Próximo

ATRASOS INJUSTIFICADOS DO EMPREGADO: O QUE É PERMITIDO AO EMPREGADOR