CANAL DE DENÚNCIAS – Prática indispensável no Compliance
Roberta Rodrigues Nonato Madureira
Sócia e Head do Departamento de Proteção de Dados LNDN
Uma das maneiras de combater fraudes, assegurar o cumprimento de normas internas e externas, bem como outras categorias de risco operacional é a existência de um canal de denúncias na empresa. Esta ferramenta traduz o cumprimento de boas práticas de governança corporativa através do compliance.
Não atoa que cada dia mais chega ao conhecimento público a ocorrência de práticas abusivas dentro das empresas, como, por exemplo, os esquemas de corrupção, bem como episódios de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
De um modo geral, o canal de denúncias é uma ferramenta de comunicação de atividades ilegais e prejudiciais a empresa, podendo ser implantada e gerida de forma interna, como também externa, existindo inúmeras empresas especializadas nesta demanda, o que aliás é o mais recomendado já que assegura a independência na atuação.
Este canal deve ser aberto a clientes, funcionários, fornecedores ou qualquer outro stakeholder que tenha relação com a empresa, lembrando ser imprescindível a garantia do anonimato do denunciante.
O meio de comunicação adotado pode ser um número de telefone, um serviço de chat, um e-mail ou acesso a uma plataforma. Campanhas de conscientização internas serão necessárias para incentivar as pessoas a utilizá-lo, além de garantir a segurança das informações recebidas.
Vale aqui reforçar que, o canal de denúncias não é uma ouvidoria. As denúncias precisam ser apuradas com à atuação ativa da empresa na resolução dos fatos.
É possível então concluir pela importância da implementação de programas de compliance na empresa, bem como, da criação de um canal de denúncia, sendo esta uma ferramenta vital para sustentar a integridade corporativa das organizações.
Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.
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#ParaTodosVerem: imagem de homem usando terno, segurando holograma com a palavra compliance escrita ao centro, tendo ao redor ícones relativos aos aspectos inerentes ao compliance (jurídico, legal, pesquisa, atenção, responsabilidade, checklists, raciocínio lógico, etc). Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo, sobre a importância do canal de denúncias para efetividade do Compliance.