A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Pollyane Cunha

Head e Sócia Departamento de Contratos e Planejamento Sucessório LNDN

 

O Planejamento Sucessório se torna uma ferramenta ainda mais útil em tempos de crise. O enfrentamento de uma pandemia e a incerteza de dias melhores, faz com que todos pensemos sobre todos os cenários possíveis, inclusive os piores. É nesse sentido que temos o Planejamento Sucessório como um instrumento que permite que você̂ proteja seu patrimônio em caso de morte, evite burocracias e gastos com inventário, além de diminuir os conflitos tão comuns entre herdeiros.

Assim, temos o Planejamento Sucessório como um registro legal da maneira como será́ realizada a transferência, separação e destinação dos seus bens após a morte - é a melhor maneira de destinar seus bens para as pessoas e/ou entidades que desejar. É uma ferramenta muito útil (ainda que o autor da herança possua poucos bens e poucos herdeiros), mas ainda pouco utilizada pelos brasileiros.

Trata-se do meio mais econômico e menos conflituoso de partilhar o seu patrimônio, além de garantir a liberação dos bens de forma rápida - afinal inventários, principalmente quando há́ litígio, duram anos. Mas vale uma ressalva: deve-se observar a existência de herdeiros necessários no caso de falecimento (ascendentes, descendentes e cônjuge), e, ainda, a necessidade de se respeitar a legitima (a eles pertence 50% dos bens da herança). Independente da forma do Planejamento Sucessório escolhido, a legitima deve ser respeitada.

Temos alguns exemplos de formas de se proceder ao Planejamento Sucessório e que trataremos de forma pormenorizada em outros conteúdos: testamento, holding familiar (apesar de não ser a terminologia adequada, é a comercialmente utilizada), doações em vida, previdência privada, seguro de vida, dentre outros.

Portanto, a morte, que já́ traz consigo a dor da perda, pode ser um evento menos doloroso para os familiares que ficam através do Planejamento Sucessório.

Quer saber mais? O LNDN é referência em Planejamento Sucessório e está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

 #LNDN #leonardonaves #LN #direitodenegocios #direito #planejamentosucessorio #planejamentofamiliar #familia #empresarios #patrimonio

#PraTodosVerem: imagem de uma família composta por homem e mulher, que carregam filha pequena no colo. Chamada da publicação em quadro azul no canto inferior esquerdo, abordando a importância do Planejamento Sucessório.

#PraTodosVerem: imagem de uma família composta por homem e mulher, que carregam filha pequena no colo. Chamada da publicação em quadro azul no canto inferior esquerdo, abordando a importância do Planejamento Sucessório.

Anterior
Anterior

É POSSÍVEL A ADOÇÃO APÓS A MORTE DO SUPOSTO PAI OU MÃE?

Próximo
Próximo

ANPD DISPENSA DPO PARA PEQUENAS EMPRESAS E STARTUPS