A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PARA OS NEGÓCIOS

Tiago Henrique Torres e Luciano Veiga Rosa
Sócios do Departamento Institucional
LNDN

Em uma sociedade marcada por intensa disputa de interesses e diferentes pensamentos, a existência de ferramentas que mitiguem os conflitos e contingenciem problemas é essencial. Principalmente para a atividade empresarial, reduzir e/ou evitar riscos é fundamental para o seu crescimento.

A mediação é uma destas ferramentas. Por intermédio dela, os conflitos podem ser resolvidos diretamente pelas partes voluntariamente, com auxilio de um profissional treinado para atuar como facilitador, contemplando interesses conflitantes em uma solução única. Tal facilitação encaminhará tanto para um acordo que solucionará o conflito existente quanto para criar um modelo de conduta para futuras relações entre as partes.

A atuação do profissional mediador/facilitador identificará os aspectos mais importantes do conflito entre as partes, reduzindo a distância entre elas e minimizando a margem de disputa, tornando eventuais pontos de imprevisibilidade mais claros para as partes. Nesse sentido, as mais diversas matérias poderão ser tratadas, confidencialmente, estabelecendo-se cronograma de atividades que conduzirão à uma solução mais breve do problema.

Trata-se de oportunidade única para a solução de conflitos e alinhamentos de espectativas, seja para empresas de todos os tamanhos ou para pessoas físicas, em que profissionais capacitados buscarão a resolução de problemas específicos ao menor esforço possível. Afinal, dentre outros pontos importantes, a mediação torna desnecessário o ponto de maior entrave entre a existência do problema e sua solução, comumente observado na utilização da via judicial para resolução de conflitos.

Não apenas a resolução de conflitos postos, mas o alinhamento de espectativas para relações jurídicas futuras, situando as partes envolvidas em seus direitos e obrigações, ocasiona maior previsibilidade e diminuição de efeitos externos, que tanto prejudicam os negócios empresariais e relações entre as pessoas.

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #leonardonaves #direitodenegocios #mediacao #conflitos #solucaodeconflitos

Anterior
Anterior

CONTRIBUINTE OBTÉM DECISÃO FAVORÁVEL PARA GARANTIR IRPJ/CSLL MENOR SOBRE VENDA DE IMÓVEL

Próximo
Próximo

MP 1.159/23 E SEU CARÁTER ARRECADATÓRIO