SPLIT PAYMENT NA REFORMA TRIBUTÁRIA
Pedro Ivo Araújo Lopes
Departamento Tributário LNDN
Uma grande novidade na reforma tributária é o "split payment" (divisão de pagamento). O projeto promete automatizar o recolhimento de tributos durante as transações de liquidação financeira de serviços ou aquisições de mercadorias.
Na prática, o sistema deverá, após o pagamento do valor total da compra, separar as parcelas referente à carga tributária incidente na operação e, posteriormente, transferir o valor restante líquido ao vendedor ou prestador de serviços.
O objetivo dessa mudança na Reforma é:
a) Combate à evasão fiscal - Reduzir a sonegação ao reter os impostos diretamente na transação financeira, eliminando o controle do contribuinte sobre o repasse e mitigando riscos de inadimplência tributária.
b) Eficiência tributária - Redução de burocracia e obrigações para as empresas, evitando cálculos manuais e recolhimentos.
Embora a proposta traga benefícios significativos, sua implementação exigirá uma nova integração entre instituições financeiras, contribuintes e governo, o que poderá impactar significamente algumas empresas que possuem atividades sazonais e que costumam controlar o momento de liquidação financeira tributária das operações. E, para os médios e pequenos empresários, poderão existir algumas barreiras operacionais e financeiras para adequação ao sistema proposto.
Diante desse cenário de constantes mudanças na tributação, os contribuintes precisarão aprimorar seu planejamento estratégico e contar com suporte especializado para otimizar a gestão tributária de suas operações. Conte conosco!
Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.
#LNDN #leonardonaves #direitodenegocios #tributario #splipayment #ICMS