A INSTITUIÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE: Uma Luz no Fim do Túnel

Rafael Victor

Advogado do Departamento Tributário LNDN

 

Em Novembro de 2022 a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar nº. 17, de 10 de março de 2022, instituindo o Código de Defesa do Contribuinte.

O projeto busca efetivar direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, enquanto contribuintes, frente ao poder tributário da Fazenda.

Sendo projeto de lei complementar, institui regras gerais vinculantes à todas as esferas da federação (União, Estados, Municípios e Distrito Federal), bem como seus respectivos órgãos fazendários e fiscalizatórios, no que tange, principalmente, a atividade de cobrança de quaisquer tributos.

Em linhas gerais, o projeto almeja facilitar a defesa administrativa aos lançamentos tributários, simplificar e garantir a compensação de créditos oriundos de processos judiciais vencidos contra a Fazenda Pública, permitir arbitragem para evitar a discussão judicial, bem como a reparação de eventuais prejuízos causados ao Contribuinte em virtude da aplicação de medidas coercitivas do Fisco, no exemplo a retenção de mercadorias em trânsito com o fim de obrigar o recolhimento de impostos.

Um ponto que merece destaque, que atualmente é muito discutido no judiciário, diz respeito à previsão legal de percentual máximo de multa em 100% (existem multas de até 175% do tributo cobrado), com benefícios de redução para contribuintes considerados bons pagadores.

Outra novidade, favorável aos contribuintes, é a exigência de que a lei que venha a instituir qualquer taxa demonstre a vinculação objetiva entre a prestação de serviços que justifique a cobrança e o valor, o que eliminaria absurdos como a famigerada taxa de incêndios.

Resumidamente, o Código de Defesa do Contribuintes será um instrumento de reequilíbrio de forças entre o Fisco e o Contribuinte, trazendo uma luz no fim do túnel, uma vez que este último normalmente se vê prejudicado pelos abusos praticados pela fiscalização.

O PLC encontra-se pendente de deliberação no Senado e, aprovado, será encaminhado para sanção presidencial.

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar sobre este e outros assuntos!

#LNDN #leonardonaves #direitodenegocios #tributario #PLC17 #codigodedefesadocontribuinte

#ParaTodosVerem: imagem de homem em segundo plano, vestindo terno e gravata pretos, segurando balança em primeiro plano, com detalhes em preto e dourado. Chamada em quadro azul no canto inferior esquerdo sobre instituição do código de defesa do contribuinte.

Anterior
Anterior

CASO AMERICANAS: O que ele ensina para a sua empresa sobre Governança e Compliance

Próximo
Próximo

ISENÇÕES MINEIRAS SOBRE ICMS NO SOBRE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE MERCADORIAS