CMN ALTERA REGRA E AUTORIZA ESCRITÓRIOS DE ASSESSORES DE INVESTIMENTOS ATUAREM SOB A FORMA DE SOCIEDADES EMPRESÁRIAS

Jerônimo Vieira de Sousa Neto

Sócio do Departamento Societário e Estruturação de Negócios LNDN

Bruno Nunes de Castro

Advogado do Departamento Societário e Estruturação de Negócios LNDN

 

Recentemente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a alteração da Resolução CMN nº 2838/2001, que trata sobre a atividade de Agente Autônomo de Investimento (AAI), passando a permitir a organização desses profissionais sob a forma de sociedade empresária e possibilitar o ingresso de sócios que não sejam registrados como agentes autônomos junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os AAI atuam na distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários, quotas de fundos de investimento e derivativos, na qualidade de prepostos de instituições integrantes do sistema de valores mobiliários, tais como corretoras e bancos, como por exemplo, o BTG Pactual e a XP Investimentos.

Atualmente, os AAI somente podem atuar como pessoa física ou pessoa jurídica, situação em que são obrigados a se organizarem como sociedades simples, restringindo a participação nas sociedades apenas aos próprios profissionais, aprovados pela Ancord, impedindo, por exemplo, a participação de investidores que não sejam AAI ou de herdeiros não-AAI em caso de falecimento de sócio.

A nova possibilidade de organização, sob a forma de sociedade empresária trará como benefícios, dentre outros, a facilidade de captação de recursos para expansão do negócio através de investidores que não sejam AAI e a redução dos problemas de sucessão (herança).

No entanto, por mais que o CMN tenha autorizado, a medida ainda precisa ser aprovada pela CVM, culminando na alteração da Resolução CVM nº 16, de 2021, que regulamenta a atividade dos AAI.

Até o momento a CVM ainda não promoveu a alteração na resolução supracitada, contudo, a expectativa é que isso ocorra ainda durante esse ano de 2022.

O mercado aguarda ansiosamente a efetiva entrada em vigor da nova regra, de forma a tornar ainda mais competitivo esse business que está em franca expansão.

Quer saber mais? O LNDN está preparado para auxiliar no entendimento sobre este e outros assuntos importantes.

#LNDN #LN #DireitodeNegocios #estruturacao #CMN #CVM #investimentos #direito #negocios

#ParaTodosVerem: Imagem de pessoas trabalhando em escritório, com diversas estações de trabalho, monitorando informações relativas a investimentos (planilhas, números, gráficos). Chamada no canto inferior esquerdo, sobre alteração da regra sobre assessores de investimentos pela CMN.

Anterior
Anterior

OS DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS PARA ADEQUAÇÃO DA LGPD

Próximo
Próximo

SÍNDROME DE BURNOUT - DOENÇA OCUPACIONAL